Retrospectiva 2020: UNISUAM


Retrospectiva 2020: UNISUAM

Nossa! Que tiro ano foi esse, né? 2020 vai literalmente entrar para a História. Um ano marcado por uma pandemia, mas também, por muita superação! Pessoas e marcas tiveram que se reinventar por inteiro e, aqui na UNISUAM, não foi diferente.

Ainda lembramos como se fosse ontem, afinal quem consegue esquecer: o mês de março chegou e com ele a determinação de que nossos alunos não poderiam mais ir assistir às aulas presencialmente. Pátios, salas, corredores… tudo vazio! E muita saudade.

Graças à parceria que temos com o Google for Education, rapidamente nossos professores estavam ferramentados, prontos para continuar transmitindo conhecimento por meio de aulas remotas e ao vivo. A adaptação à nova realidade não foi tão simples, mas com muito compromisso e dedicação, tanto alunos quantos professores deram um show!

Se você está lendo isso aqui, provavelmente você, em 2020, começou a cuidar de planta, fez compras pela internet, maratonou alguma série ou aprendeu a cozinhar (fez até pão em casa que eu sei, né rs). O que talvez você ainda não saiba é o tantão de coisa boa que aconteceu aqui na UNISUAM, mesmo nesse ano tão atípico. 

Então, sem mais enrolação, vamos responder a pergunta que nos trouxe até aqui:


👉 O que rolou na UNISUAM em 2020?


1. A Gastronomia e Comunicação Social UNISUAM marcaram presença na área VIP do Verão TIM


Para começar o ano bem, nos meses de janeiro e fevereiro, rolaram diversos shows, gratuitos, na praia de Ipanema, oferecidos pelo projeto Verão TIM. Anavitória, Elza Soares, Iza, Cidade Negra foram alguns dos nomes que passaram por lá. 

Mas sabe qual foi o melhor? Os alunos do curso de Gastronomia, sob a supervisão da professora Alessandra Guarany, ficaram responsáveis pelos alimentos e bebidas da área VIP, enquanto que os alunos de Comunicação Social ficaram responsáveis pela cobertura do evento. Nada melhor do que aprender na prática, né? 😍 E é claro que ainda descolamos alguns acessos VIP e sorteamos nas nossas redes sociais para alunos e colaboradores.



2. A Arquitetura UNISUAM brilhou na Sapucaí


Ah, o carnaval! Saudade de uma aglomeração, né minha filha? Ainda bem que neste ano conseguimos aproveitá-lo direitinho! O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISUAM até marcou presença na Sapucaí. 😍 Foram confeccionadas quatro Maquetes de Obras de Oscar Niemeyer, para compor uma exposição num camarote temático do Sambódromo, feitas em parceria com alunos, empresa de aluno, docentes da Graduação (e da então futura Pós) e Espaço Maker/UNISUAM. 



E, já que estamos falando em composição de ambientes internos, nada melhor do que lançar e abrir a primeira turma de Pós-Graduação em Design de Interiores da UNISUAM. Um curso com participação ativa de professores e egressos da Graduação que entrega conteúdos desde a concepção, passando pela teoria e botando a mão na massa com a prática do espaço. Um curso pra encher os olhos, não é mesmo? Conheça mais sobre ele aqui.


3. Teve muito Empreendedorismo, Inovação e Hackathon


Neste ano, a UNISUAM se destacou muito na área da tecnologia e vamos te contar o porquê!

• Ficamos entre as Top 3 melhores Universidades no Hacking.Help, uma maratona entre países da língua portuguesa;

• Ganhamos como melhor universidade do Hacking.Rio, um evento hacker global e ainda tivemos o professor Alexandre Carreira, do curso de Administração, como o melhor mentor da maratona;

• Fechamos parceria com a AWS Amazon;

• Nos tornamos um ICT Academy HUAWEI, com formação dos professores dos cursos ligados à Tecnologia da Informação;

• Oferecemos mentorias individuais e coletivas para as startups do programa de germinação e incubação do Polo de Inovação da UNISUAM – Pólen, que por sinal tirou muita onda em 2020;

• Fizemos uma parceria com a cidade de Niterói, no projeto HackNit 2020;

• Lançamos dois novos cursos de Graduação – Internet das Coisas (IoT) e Sistemas para Internet;

• A sequência de lives Café com Gestão, que tinham como tema central o empreendedorismo e a inovação em meio à crise, alcançou mais de 14.000 pessoas inscritas e gerou mais de 20h de conteúdo;

• E, dentre tantos outros feitos, a UNISUAM foi eleita como Top 10 Instituições de Ensino do Brasil com foco em Empreendedorismo, pela Startup Awards 2020. Eita! 😍


4. Na pandemia, produzimos muito conhecimento e boas ações


É exatamente em meio a uma crise que surgem oportunidades incríveis e não podemos negar que a pandemia do coronavírus nos permitiu aplicar, na prática, vários conhecimentos compartilhados em sala de aula.

O Coordenador de Engenharia Mecânica e Elétrica, Carlos Henriques, por exemplo, reuniu alunos de Engenharia que atuavam no nosso Espaço Maker, pegou impressoras 3D emprestadas e, juntos, eles fabricaram centenas de face shields para doar aos profissionais de saúde.



O projeto Covid Sem Fome, que distribui quentinhas às pessoas em vulnerabilidade social, fechou uma parceria com o curso de Gastronomia, para utilização de nossos laboratórios e insumos que não estavam sendo aproveitados. Desta forma, a produção pôde ser potencializada. A partir deste movimento, surgiu o “Tem Coruja Na Cozinha”, criado pelos alunos de Comunicação Social, através do Núcleo Hans Donner – NHD, para registrar em vídeo as receitas dos chefs que passaram pelo projeto, como Jimmy Ogro, Guto Senra e Igor Barreto. O programa está sendo exibido na UTV e nas redes sociais da Escola de Comunicação e Marketing. Até o momento, foram cinco episódios gravados, editados, exibidos e publicados. 

Na Farmácia-escola os alunos aprenderam a produzir álcool gel e se sentiram importantes no combate ao novo coronavírus. 😍😍😍 Além disso, em junho, nós fizemos a nossa parte! Aconteceu a primeira antecipação de Colação de Grau da Saúde, online, atendendo ao Decreto para formação de profissionais de saúde para combate da Covid-19. Os alunos se superaram com excelentes defesas de TCC, que foram apresentados remotamente.

Os professores de Enfermagem aproveitaram o momento para fazer com que nossos alunos aplicassem o tema na prática. Dentre diversas atividades supervisionadas, eles tiveram que desenvolver produtos para ação educativa sobre Covid-19 na Atenção Básica e construir um fluxograma de atendimento, em uma UPA pediátrica, para pacientes com suspeita de Covid-19.

Também produzimos muitos conteúdos sobre o momento atual e a pandemia do novo coronavírus. Foram livros, entrevistas em rádio, lives e publicações abordando o tema. Nossos pesquisadores do programa de Mestrado e Doutorado, por exemplo, publicaram o Dossiê “A Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e suas implicações sociais, políticas, econômicas e culturais” da Revista Augustus, v. 25 n. 51 (2020). 

Os livros “Coronavírus e as cidades no Brasil: reflexões durante a pandemia”, com Organização da profa. Andrea Borges e Capítulos por: Prof. Gustavo Jucá, Prof. Lucio Nascimento e Profa. Nubia Nemezio; “América Latina em tempos de pandemia”, com capítulo escrito pelo Prof. José Lúcio Jr.; e “Os Bastidores de um Hospital de Campanha Durante a Pandemia do Novo Coronavírus“, da Profa. Mariana Catta Preta, foram publicados e agregaram novas reflexões e conhecimentos à nossa sociedade.

Nas lives, destacaram-se a série Esclarecimentos sobre o Direito no Início da Pandemia, a live Combate a Violência Doméstica contra Mulher em Tempos de Covid-19: Abuso Sexual Infantil na Era Digital, a live Café com ciência: Nutrição e Covid-19, com quatro mesas redondas abordando a temática da Nutrição ao longo da pandemia do novo coronavírus, a live Speaking Fisioterapia – Histórias do COVID-19 e a live Os impactos do Covid-19 nosetor da Estética. 

A pandemia também não nos impediu de continuar prestando serviços à comunidade. Através da Clínica Escola Amarina Motta – CLESAM, mantivemos nossos atendimentos em Fisioterapia e Psicologia. Neste período, foram mais de 200 atendimentos psicológicos realizados remotamente. Ah! Também rolou uma parceria do curso de Psicologia com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do RJ para capacitar pessoas desempregadas via Google Meet, com mais de 100 inscritos. Só orgulho! Além dos teleatendimentos de Fisioterapia, que por sinal a UNISUAM foi a primeira Universidade do Rio a implementar esta modalidade, os atendimentos presenciais voltaram, com todas as medidas de segurança para realizá-los, é claro.


5. Buscamos por diferentes formas de ensinar e botar a mão na massa


Os professores do curso de Administração e Gestão de Recursos Humanos participaram, nos dias 26, 29 de outubro e 3 de novembro, da capacitação em sistema web. O objetivo foi a aplicação nas aulas remotas dos softwares para Gestão de Recursos Humanos, Departamento de Pessoal, Gestão Financeira, Gestão de Compras e Gestão de Estoque. Através da parceria com a Fortes Tecnologia, estamos promovendo prática, aprimoramento de competências e inovação nas aulas remotas de nossos alunos, como por exemplo, os futuros contadores, que puderam realizar lançamentos contábeis nos seus próprios computadores.

Um outro projeto super bacana que rolou nesse ano foi o Nós por Nós, criado pela aluna Alexandra de Souza, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que tem por objetivo promover o apoio acadêmico entre alunos. Uma bela forma de se ajudar e se fortalecer num momento tão complicado, né? O projeto ganhou um canal no Youtube e fechou o ano com +800 atendimentos, +50 alunos voluntários e +50 conteúdos disciplinares. Que incrível! Também rolou o projeto Estamos Juntos Nessa, dos alunos de Fisioterapia, que se tratava de uma monitoria acadêmica voluntária e virtual. 💙

E já que estamos falando em apoio acadêmico, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico da UNISUAM – NAPP permaneceu realizando atendimento aos nossos alunos, mesmo remotamente. Sem dúvida, um forte aliado nesse momento difícil de adaptação. Grupos de estudo, oficinas do projeto Aprendendo a Aprender, dicas para apresentação de TCC sem traumas e o projeto Explica Mais estiveram à disposição de nossos alunos ao longo de 2020. O curso de Ciências Contábeis, em parceria com o núcleo, promoveu duas oficinas: “Como me Preparar para as Provas” e “ Como elaborar um Mapa Conceitual”.

Os alunos de Fisioterapia, por meio do Projeto Mova-se, puderam colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Com encontros virtuais, supervisionados pela professora Márcia Seixas, foram ofertadas aulas de ginástica laboral, pelo Google Meet, para os colaboradores da UNISUAM e exercícios preventivos para pessoas da Terceira Idade, gratuitamente.

Graças à tecnologia, também, os alunos de 1º período de Comunicação Social e Marketing tiveram um tour virtual pelo Núcleo Hans Donner – NHD e, no Dia Nacional do Rádio, tiveram uma aula diretamente da Rádio Tupi.



Mesmo com a pandemia, os atendimentos do Projeto de Práticas Contábeis não pararam, nem a parceria com a Receita Federal, que só aumenta. Durante os primeiros meses da quarentena, a UNISUAM foi a única Universidade dos estados do RJ e ES que continuou a realizar o atendimento no projeto. Por aqui, o conhecimento não para mesmo!

Sabe o que foi mais incrível ao longo deste ano? De acordo com o reitor, Arapuan Motta Netto, “antigamente o nosso raio de alcance era apenas a sala de aula, hoje, chegamos à sala da casa das pessoas. Não só os alunos puderam aprender e se capacitar, mas toda a sua família”. A gente até se arrepia por aqui 💙


6. Nossas corujas voaram alto, é claro!



Dentre tantos voos, podemos destacar, no âmbito acadêmico, os alunos de Estética e Cosmética que ficaram entre os Top 10 melhores TCC, no Prêmio Excelência Acadêmica; e a egressa Julianna Duque, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que teve o seu TCC selecionado para o Prêmio “Arquiteto do Amanhã“, importante premiação acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo IAB/RJ – Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento Rio de Janeiro. 

A Cristina, aluna de Logística, entrou como estagiária em 2020 em uma empresa e com uma semana de estágio, recebeu a informação de que seria contratada como responsável pela Logística, liderando uma equipe de 7 pessoas que já estavam na empresa antes dela. UAU! Histórias como essa reafirmam ainda mais o nosso compromisso com a preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho. 😍

Outra história maravilhosa foi a das amigas Dayane Dantas e Ellen Jane Vilella, egressas do curso de Pedagogia da UNISUAM, que foram aprovadas, neste ano, no concurso da Marinha. Sabe o que isso quer dizer? Que elas vão ter mais uma formação juntinhas. Parabéns, meninas! 💙

Tivemos, também, a egressa de Arquitetura e Urbanismo, Patrícia Oliveira, participando da live do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes: Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo MAR – Museu de Arte do Rio; e o aluno Márcio Lima, do mesmo curso, que recebeu seu segundo prêmio no concurso Novos Talentos Brasileiros, organizado pelo Morar Mais. 

Nossa! São muitas histórias incríveis que aconteceram na vida de nossos alunos corujas em 2020, mas não temos dúvidas de que o próximo ano será ainda melhor. 


7. Estamos nas principais plataformas de streaming


Nossos podcasts estão fazendo um verdadeiro sucesso. E, graças ao Núcleo Hans Donner – NHD, da Escola de Comunicação e Marketing da UNISUAM, muitos episódios chegaram às plataformas de streaming como Spotify e Deezer.

DebatePapo, LiterandoCast e Grupos de Estudo são alguns conteúdos de áudio criados por alunos e estagiários; além deles, temos também os podcasts do curso de Fisioterapia (FisioUNISUAM), Direito e Psicologia (Corujas no Divã), com gravação e edição de todo material, totalizando mais de 100 episódios produzidos pelo Núcleo.

Vale ainda destacar o podcast do Projeto Meninas e Mulheres na RRD, um projeto que incentiva meninas e mulheres a serem protagonistas nas ciências, tecnologias, engenharias e na redução de riscos de desastres, que já tem 25 episódios.

Quem estreou neste ano foi o Pólencast, o podcast de empreendedorismo e inovação da UNISUAM e o primeiro episódio já contou com um participante incrível, Marcos Rossi, para falar sobre “O que é impossível para você?”.

E, para finalizar, tivemos também a estreia do podcast Coruja Cast UNISUAM. O nosso podcast institucional reúne diversos bate-papos sobre carreiras, inclusão, diversidade, finanças e muitos outros assuntos. Você pode conferi-lo aqui.


8. Produzimos mais de 500 horas de conteúdo no YouTube, em 2020


Já que não era possível nos reunimos presencialmente para compartilhar conhecimento por meio de eventos, seminários, palestras e workshops, em nossas instalações, rapidamente nos adaptamos para o formato digital das lives.

Todos os cursos puderam realizar palestras para nossos alunos, mesmo que a distância. Seja por meio do Youtube ou do Google Meet, o conhecimento, definitivamente, não parou!

Ao todo, foram 247 lives só no canal do Youtube e isso representou mais de 500 horas de conteúdo gratuito para nossos alunos e, também, para nossa sociedade. No fim das contas, nossos seguidores passaram 47.636 horas assistindo conteúdo em nosso canal (alô, Netflix, estamos chegando 😅). Recebemos 55.877 comentários, 8.560 compartilhamentos, 17.902 marcações de “Gostei”, conquistamos 8.464 inscritos novos no canal e tivemos mais de 1 milhão de visualizações. Que ano!

As Top 5 lives, em termos de alcance, foram:

⭐ 1) Semana de Carreiras — O, de Orientar! com 2.888 visualizações;

⭐ 2) Potência não é nada sem controle — Academia do Varejo com 2.714 visualizações;

⭐ 3)  Semana de Carreiras: C, de Capacitar!  com 2.362 visualizações;

⭐ 4) Terapia Dialética (DBT) com Tratamento para Transtorno Borderline (TPB)  com 2.053 visualizações;

⭐ 5) Psicologia, Pandemia e Diversidade com 2.031 visualizações.

Uma das vantagens de trazer nossos conteúdos para o formato digital foi o fato de conseguirmos reunir e dar voz às pessoas, independente do lugar que elas estivessem. O engenheiro civil e pesquisador do Instituto Federal Alemão de Engenharia e Pesquisa de Hidrovias, Anton Rosenhagen, por exemplo, participou de uma live no IV Simpósio das Engenharias (SIMEPEC), diretamente da Alemanha; e a Maytê Carvalho, autora do livro “Persuasão: Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional”, deu uma masterclass diretamente dos Estados Unidos pros nossos alunos. 😍

É incrível ver o poder que a Educação tem! O curso de Fisioterapia organizou, via Youtube, o Simpósio Beneficente FisioUNISUAM, que angariou alimentos para os pacientes da Clínica Escola da Amarina Motta – CLESAM com dificuldades financeiras. No total foram 21 famílias contempladas. 💙


9. O curso de Direito UNISUAM recebeu uma moção de aplausos


2020 pode até não ter sido um ano fácil, mas continuamos fazendo Direito! 😎 O ano começou com a Visita Técnica Guiada à Delegacia do Leblon, com o Prof. Thiago Jordace e a participação de mais de 30 alunos do curso de Direito. Também fechamos uma parceria com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros, para auxiliar nas demandas judiciais, que por conta da pandemia, foram feitas através do atendimento online, via e-mail, tanto para os assistidos da DDPA, como para os assistidos do NPJ.

Para fechar o ano com chave de ouro, rolou uma moção de aplausos ao curso de Direito, concedida pela OAB Leopoldina, no dia 17 de novembro de 2020, pelos desenvolvidos pelo Núcleo de Práticas Jurídicas e o Curso de Direito da UNISUAM.


10. Diversidade e responsabilidade social por aqui são regras e não exceções 


Para começar, por mais um ano consecutivo, a UNISUAM recebeu o selo de “IES Socialmente Responsável” concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES. 🏆 Uhul!

O nosso curso de Serviço Social implementou neste ano um Projeto de Extensão intitulado Rede de Acolhimento aos Refugiados no Rio de Janeiro: Cidadania, Inclusão Social e Direitos Humanos. Único no formato inter/multi/transdisciplinar no Brasil, já com artigo publicado em 2020, e bastante elogiado pela Defensoria Pública da União – DPU.

Também foi criada a Escola de Práticas Profissionais, um projeto que é fruto da parceria do Curso de Serviço Social da UNISUAM com o Instituto Genera e o Pólen. A escola já conta com cinco projetos sociais submetidos a financiamentos para 2021, feitos por egressos nossos. Além disso, rolou ainda o estreitamento da relação do curso com o G10 das Favelas, um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social nas Favelas.

A UNISUAM também fechou uma parceria com o Instituto Bob Burnquist – IBB, que tem como missão: inspirar, educar e transformar. A participação da Instituição, junto ao IBB, visa apoiar educacionalmente e socialmente, criando um “hub” de desenvolvimento local. 

Em parceria com a EqualWeb, fomos também a primeira Universidade brasileira a implementar uma tecnologia israelense, que utiliza algoritmos e Inteligência Artificial, tornando o nosso site 100% acessível, proporcionando uma experiência melhor para pessoas com necessidades específicas de navegação, tais como pessoas com deficiência visual, motora ou intelectual, pessoas da terceira idade, daltônicos, entre outras. E, para reforçar ainda mais o nosso compromisso com a acessibilidade, passamos a utilizar as hashtags #pratodomundover e #pracegover, descrevendo as imagens que estamos publicando em nossas redes sociais.

Com o aumento de lives em nosso canal do Youtube, contamos com a super participação de nossos intérpretes de Libras, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPP em algumas delas e prometemos aumentar ainda mais essa participação para o próximo ano.

Firmamos, também, em 2020, uma parceria com o Instituto Identidades do Brasil – ID_BR, e ganhamos o Selo Sim à Igualdade Racial, que busca promover a transformação no ambiente corporativo, conscientizando, sensibilizando e engajando as lideranças da empresa para que elas consigam reter e dar maiores oportunidades para os seus talentos. Nosso reitor, Arapuan Motta Netto, também foi convidado como Anfitrião do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2020. 



Ainda neste ano, tivemos a honra de acompanhar de pertinho, através do Polo de Inovação da UNISUAM – Pólen, a aluna de Administração, Idyanne, que possui deficiência visual e teve sua startup, Rever Acessibilidade, aprovada no processo de Incubação.

De acordo com a equipe do Pólen, “a experiência em contar com uma participante com deficiência visual foi desafiadora, considerando que estávamos vivenciando um novo momento, onde já estávamos lidando com uma adaptação integral dos nossos produtos/serviços em razão da pandemia. No entanto, sobretudo, podemos dizer que nossa interação e adaptação para propiciar um ambiente acolhedor e inclusivo para a participante foi incrivelmente bem sucedida”. 

Eles acreditam que “foi uma porta de esperança, visto que hoje estamos mais preparados – apesar de entendermos também que ainda há muito a se fazer – para atender e receber participantes deficientes. E, claro, esperamos que tenha servido, principalmente, como convite para empoderar novos participantes”.


11. A UNISUAM é muito mais que uma faculdade!


Somos a única Universidade com o PREÇO FIXO no Brasil inteirinho, ou seja, só por aqui a mensalidade não aumenta nunca e isso vem conquistando o bolso e o coração de nossos alunos. 

Não é à toa que a UNISUAM ficou por mais um ano consecutivo entre as Top 10 marcas mais amadas pelos cariocas, na categoria Universidade Particular, segundo o jornal O Globo.



Por aqui, não medimos esforços para transformar a experiência das nossas corujas em um momento inesquecível. As reclamações podem até chegar, mas fazemos de tudo para resolver e a prova deste movimento foi a nossa indicação como finalista ao Prêmio Reclame Aqui 2020, que é como se fosse um Oscar do atendimento. E, dentre as 6 indicadas a nível Brasil, ficamos em 4° lugar com 11.595 votos. Estamos orgulhosos de encerrar o ano com a média 9.4, dada como avaliação dos nossos atendimentos.

Se você ainda não é UNISUAM, acho que já te demos motivos de sobra pra ser, né? Vem pro nosso ninho!






Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário