Quem enxerga progresso tira vantagem


Quem enxerga progresso tira vantagem

Evoluir é conservar melhorando


Com toda certeza, a compreensão mais equivocada dentro do cenário de varejo local é sobre o significado de “Vantagem”. 

A dinâmica da evolução das operações e a transformação do comportamento das pessoas “engoliram” uma grande parte dos lojistas como um tsunami.

Em geral, a visão do lojista é baseada na sua experiência de vida e não em uma visão de mundo e é a partir daí que uma série de limitações se estabelecem. Sendo assim, vantagem é algo que certamente precisa ser esclarecido para que essa seja uma camada “divisiva” na construção da competitividade ampliada no varejo local.

👉 Certezas não se comparam


Entre a “Teoria das Vantagens Absolutas”, de Adam Smith, que defende que “a ambição individual serve ao bem comum” e o “Equilíbrio de Nash”, de John Forbes Nash, que amplia essa leitura definindo que “o melhor resultado é obtido quando todos do grupo fazem o que é melhor para si e para o grupo”, a competitividade ampliada certamente está orientada pela segunda opção. Recomendo a leitura sobre “o dilema dos prisioneiros” e sobre “dilema dos prisioneiros iterado”.

A vantagem obrigatoriamente precisa ser competitiva e não pode estar baseada em uma única vida. A vantagem é construída através de crenças, colaboração e relacionamento. Somente a partir desse entendimento básico é que podemos “colocar o consumidor como eixo”, nos damos conta da nossa “função logística no canal” e passamos a realizar a “oferta plural”, atingindo os “pontos de contato ampliados e controlados”.


👉 Oferta é pessoa e demanda é produto

Desenvolver uma visão de mundo começa ao você iniciar uma leitura sobre si próprio e contextualizar a sua existência e função dentro de uma visão mais ampliada. Assim, o seu “Raio de Influência” é estabelecido, mas com base em função e responsabilidade e não em exploração de oportunidades e “tirar vantagens”, pois autoridade dentro de um contexto ampliado se dá através do reconhecimento dos seus pares.

Se quando colocamos luz o que não é da luz se afasta e o posicionamento e comunicação devem estar à frente da operação, quem enxerga progresso começa a atrair a vantagem competitiva e tira vantagem singularizada do seu vocabulário.

Quem já atua movido por essa crença vivencia o grande conflito quando essas culturas se encontram na vida e, principalmente, nos negócios. Portanto, eu deixo uma sugestão: “perdoai-vos, eles não sabem o que fazem”, pois realmente é uma questão de limitação e não de intenção. Afinal, todas as culturas acreditam no “cliente nosso que estais na loja”.



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Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.

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