Muda quem fica, Evolui quem permanece!


Muda quem fica, Evolui quem permanece!

Decidir ficar em um lugar foi um fator determinante para uma grande transformação no comportamento humano e uma verdadeira revolução nas maneiras de pensar e agir. 

Ao invés de irmos buscar e explorar, passamos a querer ficar, proteger e abastecer nossos espaços, que, a partir de então, tornaram-se fixos. 

Tamanha revolução vai gerar, inclusive, reflexos na “metafísica dos costumes de Kant” e no destaque feito por Aristóteles sobre “sermos o que repetidas vezes fazemos”. 

“Se o primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”, o comércio sempre foi um veículo fundamental para a troca cultural, influência comportamental e entendimento do que é diverso, a ponto de motivar os Fenícios a criarem um alfabeto que pudesse facilitar as relações comerciais e esse alfabeto serviu como base para o alfabeto grego.

Decidir ficar é fundamental para a aplicação da definição de que “evoluir é conservar melhorando”. Então, a busca por inovação, evolução e desenvolvimento é um atributo de quem decide permanecer, pois os nossos cérebros são programados para buscar prazer e se distanciarem do tédio.



👉 Sem querer querendo


Ficar é respeitar a trajetória, valorizar as relações e investir em relacionamentos que são baseados em confiança e definitivamente CONFIANÇA É VELOCIDADE.

Em um mundo cada vez mais volátil, VELOCIDADE é fundamental. Sendo assim, torna-se mais rápido nas movimentações quem fica, cuida e permanece sempre motivado por um espírito de evolução e uma sensibilidade de desfrutar uma prosperidade coletiva e com a realização focada em sentir uma contribuição local relevante.

Nesse contexto, trocar é um recurso do fim e do esgotamento, trocar não é mudar e trocar é a falência da esperança naquele objetivo. 

Definir objetivos alinhados com um propósito que tenha como origem algo genuinamente seu é o que permite essa felicidade percebida como a sensação do progresso. Trocar não é progredir.

Sendo o resultado a diferença entre a genialidade e a loucura, não faço aqui um convite à teimosia, mas, sim, para um ajuste de crenças muito bem feito para que não haja um vazio, que, como nunca preenchido, aceita qualquer troca.

Profundidade é um atributo cada vez mais raro e, sem dúvidas, é determinante para o progresso. 



👉  Quem enxerga progresso tira vantagem


É interessante pensar que os muros surgiram para proteger e foram determinantes para todo esse processo de transformação social, ao ponto de a queda de Constantinopla registrar uma imensa batalha de canhões de maior porte contra os muros.

A sensação que temos é que hoje temos muito mais canhões do que muros e essa é a provocação: seja um muro baseado naquilo que acredita, proteja aqueles que estão dentro com você, tenha olhos para fora e para dentro e saiba que os canhões, hoje em dia, são multidirecionais e multifacetados.

Os muros também limitam e o comércio sempre foi uma ponte que liga o que é diverso e diferente e esse é o grande privilégio do varejo: é possível proteger o que acreditamos das múltiplas ondas que surgem como ameaças ao setor e somos apaixonados por essa troca, que, aqui nesse momento, é fantástica, pois é absolutamente evolutiva.

No final, tudo é sobre confiança e a confiança é fruto da profundidade que resulta da permanência sem desvios. 

Confie, fique e, claro, seja um muro de portas abertas e uma frente bem convidativa para dialogar com todos. Afinal, nós somos varejo, vivemos das diferenças.

 

👉 Localize-se: Oferta = poder + responsabilidade


Pense comigo: quando alguém que você confia te sugere algo, você decide muito mais rápido e essa velocidade é determinante para a competitividade. 

Por isso, reafirmo: 


CONFIANÇA É VELOCIDADE. 

Confie em você, no seu negócio, nas pessoas e no seu raio de influência. 

Invista nos seus relacionamentos pessoais e comerciais.


Se “a única constante é a mudança” – Heráclito Éfeso, lembre-se que entre “o ficar” e “o trocar” existe “o MUDAR”. Muda quem fica e evolui quem permanece.



Assista à Minissérie Especial – Retomada do Varejo em meio à crise do Covid-19 e fique por dentro de tudo que está rolando nesse universo!


A UNISUAM, em parceria com a Academia do Varejo, disponibiliza, gratuitamente, a minissérie especial Retomada do varejo em meio à crise do Covid-19.

Com 3 episódios, a minissérie nasce com o propósito de gerar relacionamentos locais, resgatar o amor pelo consumidor e garantir a longevidade do pequeno e médio lojista.

Direcionada a empresários, profissionais do varejo e estudantes, a produção, que traz Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM como mediador, conta com as participações especiais de Ricardo Reuters – Fundador da Atalho Consultoria, Marketeiro Estrategista e Especialista em Varejo Físico & Jeronimo Venetillo – Sócio da Mega Venetillo e Diretor de Marketing da Rede Citylar.


ASSISTA AGORA!





Inscreva-se agora no curso COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCAL: Choque de Realidade e transforme o seu negócio!


A Academia do Varejo, em parceria com o Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, traz o curso de COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCALpensado, exclusivamente, para gestores de negócios, para os tomadores de decisão, sejam donos, sucessores dos negócios, gerentes, empreendedores ou aqueles que desejam empreender na área do varejo.

Ministrado por Ricardo Reuters e Jerônimo Venetillo, o curso, além de abordar assuntos relevantes para o varejo local, tem o objetivo de compartilhar evidências que poderão contribuir para a evolução e melhoria da competitividade dos seus negócios!


QUERO ME INSCREVER AGORA!





Por

Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Reginaldo Rodrigues disse:

    Artigo muito elucidativo, conserva-se a essência e aprimoram-se os objetivos, buscando celeridade. Parabéns!