Logística – O que é e para que serve?


Logística – O que é e para que serve?

Pode não parecer, mas você sabia que a Logística existe há muitos, muitos, muiiiitos anos? Pois é… 

Muitos registros indicam que a Logística “nasceu” nos sangrentos cenários de guerra, já que para deslocar as tropas, armamentos, os pesados carros de guerra e alimentos aos locais de combate era necessário planejar, organizar e executar tarefas logísticas. E, para isso, era preciso também definir uma rota, nem sempre a mais curta, mas sempre a mais segura. 


👉 Logística – Desafios e oportunidades do mercado


Com o passar dos anos, os processos logísticos passaram a ser utilizados não apenas pela área militar, sendo incorporados nas atividades da indústria, comércio, entre outros.



Mas, afinal, o que é e para que serve a Logística?

Logística é um conjunto de métodos e ferramentas que permite planejar a execução, operar e controlar com eficácia o transporte, toda a sua movimentação e a armazenagem da mercadoria, seja matéria-prima ou produto final. 

Hoje em dia, com a globalização da economia, o conhecimento de Logística é de fundamental importância para as empresas.


👉 O que mudou nas exportações nacionais antes e depois da pandemia?


Dessa maneira, um bom planejamento logístico tem como objetivo reduzir ao máximo os custos envolvidos nestas etapas operacionais, garantindo que a empresa cumpra com o que é prometido aos clientes, principalmente no que diz respeito à entrega.




Confira as principais atividades no campo da Logística!



Armazenagem

A armazenagem determina o melhor aproveitamento do espaço necessário para manter e conservar o estoque. Essa definição passa por estudos que abrangem a localização, as dimensões do espaço e, até mesmo, a possibilidade de climatização do local. Entre as decisões que envolvem essa área, estão a escolha do melhor lugar para implementar o CD (de acordo com as rotas de saída, proximidade dos clientes, tributação, entre outras variáveis) e o aluguel de galpões.



Embalagem

Essa é a área responsável pela conservação dos produtos transportados, garantindo a entrega dessas mercadorias ao seu destino sem nenhum tipo de dano, o que sempre gera prejuízos e dores de cabeça. 

Nesses casos, ao fazer a negociação com fornecedores, o ideal é também prezar pela qualidade e não somente pelo custo das embalagens. Vale lembrar, também, que é necessário realizar um estudo a respeito das caixas mais adequadas de acordo com as características do produto e outros itens adicionais de segurança — como o plástico bolha. Esse cuidado ajuda a evitar que embalagens apertadas demais sofram avarias (podendo causar danos às mercadorias) ou que o item sofra danos por ser transportado em um pacote maior, gerando atrito.


Estoque

Área responsável por manter os produtos em ordem e em quantidade suficiente para suprir o atendimento aos clientes, além de controlar os pedidos e os relatórios de compra e venda. Apesar de ser considerada uma área de “chão de fábrica”, as rotinas afetam diretamente os resultados de compras e vendas — ajudando no equilíbrio entre a procura e a aquisição de novos itens, em comparação ao que ainda está disponível no estoque.

Para isso, algumas análises mais complexas são realizadas, como o levantamento da previsão de demanda e a análise de curva ABC, por exemplo.


Manutenção de Informação

É nesse setor que as informações de custo e desempenho da empresa tramitam para a realização das transações diárias. O levantamento dos custos é crucial para todas as atividades do negócio, visto que, quando é muito elevado, impacta na lucratividade do negócio. Além disso, em tempos em que os mercados estão cada vez mais concorridos e os clientes mais exigentes, ter as informações adequadas e relevantes pode ser o fator-chave para conquistar um diferencial competitivo.


Processamento de Pedidos

Garantir a entrega no prazo é tudo. É preciso ter controle desde o primeiro momento em que um pedido é realizado e mobilizar esforços para garantir a sua rápida e segura entrega — tarefa desse setor de processamento de pedidos. Existem casos em que o envio chega para o cliente depois da data acordada, mas sem que a responsabilidade seja da transportadora (que cumpriu o seu tempo). Nesses casos, é provável que algum processo interno esteja causando a demora na liberação dos pedidos, o que influencia no prazo total que foi estimado para o cliente.


Transporte

É a área que engloba de um a dois terços dos custos logísticos. Sem o transporte, nada pode ser feito, pois garantir o seu bom funcionamento assegura a produção, a distribuição e a comercialização dos produtos. Um bom profissional consegue ainda avaliar e melhorar a cadeia logística e as opções de transporte para reduzir custos e ampliar a competitividade das empresas. É nessa área que se define qual é a melhor transportadora, de acordo com o tipo de item, prazo ou custo , o planejamento de rotas, a programação de pagamentos para as transportadoras e gestão de ocorrências no transporte, por exemplo.


Gestão da Frota

Essa área é voltada para empresas que possuem frota própria. Ela se baseia na análise de desempenho dos veículos, decisão de renovação dos transportes utilizados, acompanhamento da emissão de poluição e gestão da manutenção. Aqui, toda a rotina é voltada para o cuidado com os carros e caminhões, a fim de garantir o melhor desempenho possível e bons resultados em transportes e distribuição e, consequentemente, a satisfação dos clientes.


Supply Chain Management

O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser considerado como uma evolução da Logística. Nessa área, deixa-se de acompanhar apenas os processos internos e se estende o olhar para os parceiros de negócios (fornecedores e transportadoras).



Vem ser UNISUAM e se destaque no mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Logística UNISUAM!





Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário