Localize-se: Oferta = poder + responsabilidade


Localize-se: Oferta = poder + responsabilidade

Todo poder vem acompanhado de imensa responsabilidade e tanto o maior poder quanto a maior responsabilidade das operações estão nas definições de oferta. 

O que será ofertado, de que forma, buscando a quem, onde e por quanto. Essas questões formatam o poder de uma operação local, que nós definimos como “Controle de Oferta”, mas quais seriam essas responsabilidades? O que está incluído na expressão “localize-se”?

Localizar-se significa compreender o que um grande amigo meu define como “você precisa saber o seu lugar no mundo” e é impressionante como essa leitura foi avassaladoramente atropelada pela dinâmica da evolução das operações locais e por estratégias de marketing baseadas apenas em pura reação e preferências pessoais

Isso, além de comprometer muitas operações locais, contribuiu negativamente para o comprometimento das relações entre indústrias, varejistas e consumidores. No final, sempre o consumidor é punido e muitos lojistas tornam-se iludidos.


👉 Certezas não se comparam


Na ilusão de uma operação maior, que atende mais pessoas e, até mesmo, que fatura muito mais, o acompanhamento do avanço do mercado e da transformação do comportamento dos consumidores acaba sendo descartado, criando um imenso abismo entre a operação e a responsabilidade de oferta. 

Assim, acabamos testemunhando negócios que se afastam cada vez mais do relacionamento com o consumidor, que acreditam cada vez mais em preço em detrimento à qualidade e que, principalmente, acabam ficando “isolados em sua bolha de sucesso fictício”.

Quando se define o que será ofertado, se está afirmando que aquele público “prefere” determinado produto ou tipo de experiência. Isso constrói uma percepção sobre o raio de influência e define camadas de leitura e percepção que impactam culturalmente até mesmo um bairro inteiro. 

Então, a responsabilidade de quem tem esse poder é compreender que existe um mundo de referências positivas, que qualidade é importante, que investir é fundamental e que O CONSUMIDOR É O EIXO DE TUDO O QUE FAZEMOS. Se envolva e sinta tudo.



👉 Consumidor como Eixo + Comunicação = Alma do Negócio


Localizar-se é buscar desenvolvimento e evolução positiva em nome do consumidor, é entender que competitividade e qualidade desenvolvem operações, mercados e locais.

É preciso conviver com quem é melhor, aprender com todos e ter o compromisso em desenvolver os que precisam de desenvolvimento.

Isso nada mais é do que o “toma tenência, menino(a)” que os mais antigos nos diziam quando nos comportávamos como quem estava se desconectando da realidade de forma a comprometer o ambiente ao qual estávamos inseridos.

Busque referências maiores, desenvolva a habilidade de ouvir, crie nexos próprios baseados em leituras externas, leia muito mais, evolua culturalmente e faça ofertas cada vez melhores. Afinal, marketing e varejo são negócios que vivem da cultura.  

Localize-se, troque experiências e seja muito mais!



Assista à Minissérie Especial – Retomada do Varejo em meio à crise do Covid-19 e fique por dentro de tudo que está rolando nesse universo!


A UNISUAM, em parceria com a Academia do Varejo, disponibiliza, gratuitamente, a minissérie especial Retomada do varejo em meio à crise do Covid-19.

Com 3 episódios, a minissérie nasce com o propósito de gerar relacionamentos locais, resgatar o amor pelo consumidor e garantir a longevidade do pequeno e médio lojista.

Direcionada a empresários, profissionais do varejo e estudantes, a produção, que traz Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM como mediador, conta com as participações especiais de Ricardo Reuters – Fundador da Atalho Consultoria, Marketeiro Estrategista e Especialista em Varejo Físico & Jeronimo Venetillo – Sócio da Mega Venetillo e Diretor de Marketing da Rede Citylar.


ASSISTA AGORA!




Inscreva-se agora no curso COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCAL: Choque de Realidade e transforme o seu negócio!


A Academia do Varejo, em parceria com o Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, traz o curso de COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCALpensado, exclusivamente, para gestores de negócios, para os tomadores de decisão, sejam donos, sucessores dos negócios, gerentes, empreendedores ou aqueles que desejam empreender na área do varejo.

Ministrado por Ricardo Reuters e Jerônimo Venetillo, o curso, além de abordar assuntos relevantes para o varejo local, tem o objetivo de compartilhar evidências que poderão contribuir para a evolução e melhoria da competitividade dos seus negócios!


QUERO ME INSCREVER AGORA!





Por

Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário